ÁGUA
Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. No entanto, a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo. Dá para fazer um cálculo individual: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo.
Uma calculadora online pode ajudar a descobrir a quantidade de água que se deve beber por dia. A quantidade de água que se deve beber por dia varia de acordo com a idade e o peso, sendo que o recomendado é beber entre 30 a 40 ml/ kg de peso.
Como calcular a quantidade de água para cada pessoa
Para descobrir a quantidade de água que se deve ingerir por dia, a calculadora utiliza os seguintes valores, que variam de acordo com a idade:
ADULTOS - QUANTIDADE DE ÁGUA POR KG
Jovens até
os 17 anos - 40 ml por cada kg
18 a 55 anos - 35 ml por cada kg
55 a 65 anos - 30 ml por cada kg
FORMAS DE TRATAMENTO DA ÁGUA
Existem três problemas sérios quando o assunto é ingerir água “potável” de origem na natureza. Aqui vamos expor quais são os problemas e nossas dicas de tratamento para que cada um tenho conhecimento de como obter água potável.
1 – Bactérias – com tamanho entre 0,2 a 10µm
a- Cólera (Vibrio Cholerde)
b- Disenteria (Shiguella)
c- Salmonella
2 – Protozoários – com tamanho em 1 a 20µm
a- Cryotosporidium
b- Entamoeba Histolytica
c- Giardia Lamblia
3 – Vírus
a. Hepatite A
b. Norovírus
c. Rotarívus
Melhor tratamento:
a. Químico = Dióxido de Cloro – 1,2 e 3 - 30min
b. Filtro = 0,2µm – 1 e 2
c. Fervura = 1,2 e 3 – 2min
OBS.: Todos esses métodos ainda são ineficientes contra os agentes químicos, metais pesados, pesticidas e toxinas.
Partes importantes no vídeo:
00:01 Beber 2 litros de água é suficiente?
00:37 Qual a função da água no corpo?
01:40 Como a água controla a temperatura corporal
02:24 Quantos litros de água uma pessoa perde por dia
03:26 Sinais que você está com sede
04:06 Quanto de água você precisa?
06:48 Quanto de água beber por dia?
07:25 Dicas para beber mais água
07:58 Qual cor do xixi indica desidratação?
08:18 Mais dicas para beber mais água
SINTOMAS DA DESIDRATAÇÃO
Primeiro, a desidratação estimula o centro de sede do cérebro, provocando sede, um potente motivador para que as pessoas bebam mais líquidos. Se a ingestão de água não corresponder à perda de água, a desidratação se agrava. A sudorese diminui e menos urina é excretada. A água se desloca do interior das células para a corrente sanguínea para manter o volume necessário de sangue (volume sanguíneo) e a pressão arterial (consulte também A água no corpo). Se a desidratação continuar, os tecidos do corpo começam a secar e as células começam a encolher e a funcionar inadequadamente.
Os sintomas de desidratação leve a moderada incluem:
No caso de desidratação grave, a sensação de sede pode efetivamente diminuir e a pressão arterial pode cair, provocando sensação de desmaio iminente ou desmaio, especialmente ao levantar-se (um quadro clínico denominado hipotensão ortostática). Se a desidratação continuar, ocorrem choque e graves danos aos órgãos internos, tais como rins, fígado e cérebro. As células cerebrais são particularmente suscetíveis a níveis mais graves de desidratação. Por isso, a confusão é um dos melhores indicadores do agravamento da desidratação. A desidratação muito grave pode levar ao coma e à morte.
FONTE: Desidratação - Distúrbios hormonais e metabólicos - Manual MSD Versão Saúde para a Família (msdmanuals.com)
ATENÇÃO!
Todo o conteúdo deste site é de cunho informativo. O autor não se responsabiliza por eventuais problemas e acidentes que possam ocorrer com o uso inadequado e irresponsável das informações contidas aqui. O autor só recomenda a prática das atividades com os assuntos aqui contidos por pessoas que estejam acompanhadas de pessoal qualificado para estas atividades e que dominem as técnicas e a filosofia dessas atividades esportivas.