Equipamentos - RopeDown
Colocamos a seguir alguns modelos de equipamentos que mais usamos como exemplo, para explicar as funcionalidades e seu emprego, a cada nível de altitude pretendida.
Colocamos a seguir alguns modelos de equipamentos que mais usamos como exemplo para explicar as funcionalidades e seu emprego a cada nível de altitude pretendida.
MOSQUETÕES
Hoje existem muitos fabricantes e grande quantidade de modelos, em nossa seção de técnicas estaremos discutindo com mais detalhes sobre seus modelos e utilizações. Porém alguns detalhes na hora da escolha devem ser considerados:
FREIO e DESCENSORES
Sabemos que o freio mais comumente usado é o Oito "8". Mais no RopeDown foi adotado como referência em aparelho de fricção o ATC "Air Traffic Controller" pois ele tem um excelente deslize da corda e é muito fácil de ser travado, também não danifica a corda como o freio em oito.
LUVAS
Elas são de fácil uso e protegem as mãos do calor proveniente da fricção entre a corda e o freio. As luvas fabricadas com couro de cabra são as melhores, pois tanto protegem como duram e são mais maleáveis ao tato.
CADEIRINHA (Cinto)
As cadeirinhas são o conforto propiciado pela tecnologia atual aos esportes em verticais. São esses assentos que viabilizam as mais diversas descidas sejam curtas ou longas, elas distribuem uma certa parte do peso as pernas além de servir de transporte de outros equipamentos.
CAPACETES
O uso do capacete é extremamente necessário pois nas descidas podem cair objetos e ser muito danoso a saúde física do indivíduo.
CORDAS
O primeiro item é sem dúvida a corda, seja de qual for a marca. Podemos classificar alguns modelos mais conhecidos. Mas, o que realmente adequa-se melhor ao RopeDown são as estáticas ou semi-estáticas e na configuração em capa e alma - "Kernmantle, kern=alma e mantle=capa" e possuindo certificação ao menos do UIAA.
Destaques
ATENÇÃO!
Todo o conteúdo deste site é de cunho informativo. O autor não se responsabiliza por eventuais problemas e acidentes que possam ocorrer com o uso inadequado e irresponsável das informações contidas aqui. O autor do RopeDown só recomenda a prática dos assuntos aqui contidos por pessoas que estejam acompanhadas de pessoal qualificado para este tipo de atividade e que dominem as técnicas e a filosofia deste esporte.
e-mail: ropedown@gp.pro.br - Copyright 1998 | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: PETRUS Nosso mascote...